tiradentes, t minas geraisada em tiradentes,artesanato em tiradentes, ecoturismo em tiradentes style="font-size: 5pt">iradentes,gastronomia em tiradentes,tiradentes mg,cidade de tiradentes pousadas em tiradentes,restaurantes em tiradentes,tiradentes mg,tiradentes mg,tiradentes mg,tiradentes mg,lojas em tiradentes,resende costa,tiradentes brasil,guia tiradentes,artesanato de tiradentes,10 mostra de cinema de tiradentes,cidades históricas,pousadas em tiradentes,cavalgadas em tiradentes,ecoturismo em tiradentes,cavagadas,pacotes turisticos tiradentes,vilarejo dobichinho,restaurante via destra, restaurante sapore d italia, bichinho,,

TURISMO
- Bares e Restaurantes
TIRADENTES
ATRAÇÕES

 

 

EDIÇÕES PASSADAS ANO 2008

Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Janeiro

EDIçÃO JANEIRO 2009

MANCHETES
12ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES TEM COMO INOVAÇÃO, ESTRÉIA MUNDIAL DE FILMES
EXPOSIÇÃO SE ARTISTAS PLÁSTICOS
DE TIRADENTES

REFORMA ORTOGRÁFICA DA LÍNGUA
PORTUGUESA
Cantor e compositor Edmilson Venturini grava seu primeiro DVD
PRIMEIRA MOSTRA PATRIMO- NIAL DE TIRADENTES
Tiradentes poderá perder a bela Paineira do Alto São Francisco

 

DESTAQUE
 

12ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES TEM COMO INOVAÇÃO, ESTRÉIA MUNDIAL DE FILMES

Tiradentes recebe pelo 12° consecutivo, o maior festival de cinema do Brasil. De 23 a 31 de Janeiro, a cidade deverá receber um público estimado em 35 mil turistas, que certamente notará algumas inovações na edição de 2009. Esse ano, a programação inclui a pré-estréia mundial de três filmes: "A Casa de Sandro", de Gustavo Beck (RJ); "A Fuga da Mulher Gorila", de Felipe Bragança e Marina Meliande (RJ), e "No Meu Lugar", de Eduardo Valente (RJ)., que será exibido em Tiradentes, antes de sua estréia em Cannes.
Esse ano, o número de seminários baterá um novo recorde com um número total de 18 debates de curtas e longas-metragens, além do aumento do número de filmes, que somará um total de 121.
A cerimônia de abertura acontecerá às 21h, no Cine Tenda, no Largo da Rodoviária. Será homenageado o cineasta José Eduardo Belmonte que, nos últimos seis anos, produziu quatro longas-metragens. Além de Belmonte, que deverá apresentar seu filme "Se nada mais der certo", durante a mostra, o público também poderá conferir de perto o trabalho de atrizes consagradas como Malu Mader e Letícia Sabatella, que estrearam como diretoras. A primeira participa da mostra para discutir seu filme "Contratempo". A segunda vai debater o filme "Hotxuá".
Segundo, Raquel Hallak, Coordenadora geral da Mostra de Cinema, a criação, em 2008, da Mostra Aurora, (que visa divulgar longas-metragens, de cineastas ainda não conhecidos do grande público), é outra justificativa para que o festival continue inovando e trazendo as novidades desta edição. "Acredito que essa inovação é fruto da própria trajetória da mostra que se consolidou hoje como o maior festival de cinema brasileiro", afirmou.
Premiados
Este ano, o público terá a oportunidade de conhecer filmes já consagrados pelos outros festivais de cinema brasileiros. Entre eles, estão "A Festa da Menina Morta", dirigido pelo ator Matheus Nachtergaele e premiado pelo Festival de Gramado; "Estrada Real da Cachaça", de Pedro Urano, premiado no Festival do Rio, "Filmefobia", premiado pelo Festival de Brasília, entre outros.
A programação também promete agradar a cinéfilos de todas as idades. Quem curtiu as festas dos anos 80, vai poder relembrar um pouco da loucura de um dos maiores grupos do rock brazuca com "Titãs A vida até parece uma festa", de Branco Mello e Oscar Rodrigues Alves. Já a garotada vai poder curtir produções como "O Grilo Feliz 1", de Walbercy Ribas , que ainda não chegaram por aqui.

IPVA 2009


O Governo do Estado iniciou na última segunda-feira (19), o recolhimento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos automotores). A primeira parcela ou parcela única venceu no dia 19 de janeiro para os veículos com placa de final 1. A escala de vencimentos prossegue gradualmente até o dia 30 do mesmo mês, obedecendo sempre o final de placa do veículo.
Os proprietários de veículos que efetivarem o pagando a vista, terá um desconto de 3%. Poderá também parcelar em até três vezes (janeiro, fevereiro e março), mas nesse caso, não terá direito ao desconto. Segundo o site da Secretaria de Fazenda, a expectativa de receita do IPVA para o Estado de Minas Gerais é da ordem de R$ 1,92 bilhão.
Desde o dia 15 de dezembro de 2008, as agências dos bancos credenciados (Banco do Brasil, Bradesco, Bancoob, HSBC, Itaú, Mercantil do Brasil e Unibanco) recebem o imposto. Para facilitar o pagamento, o contribuinte deve ter em mãos o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). O interessado poderá ainda usar os terminais de auto-atendimento e a internet dos bancos para quitar o imposto, bem como a Taxa de Licenciamento e o seguro obrigatório.
A Secretaria de Estado da Fazenda está disponibilizando o acesso a informações adicionais sobre o IPVA 2009 através do LIG-Minas no 0800-9402000 e através da Central de Atendimento da SEF/MG (0xx31) 3555-8866 / 2128-8810, para a região metropolitana de Belo Horizonte, outros estados e países. Para os contribuintes que residem no interior o telefone é 0800-9420900.
IPVA em atraso
O contribuinte poderá acessar o site www. fazenda.mg.gov.br e emitir a guia do IPVA contendo os acréscimos legais (multa e juros) dos exercícios de 2004 a 2009 consultar o valor do imposto através da digitação do número do Renavam ou pela marca/modelo do veículo.
Atenção!
Caso você conduzir seu veículo sem que o mesmo esteja devidamente licenciado (IPVA em atraso), estará incurso na infração que se vê disposta no inciso V, do art. 230, do Código de Trânsito Brasileiro, que assim estabelece:
art. 230. Conduzir o veículo:
V - que não esteja registrado e devidamente licenciado;
Infração - gravíssima;
Penalidade - multa e apreensão do veículo;
Medida administrativa - remoção do veículo.

Vandalismo em Tiradentes

Pichação na estação de Tiradentes. Desde novembro,
estas são as boas vindas a nossos visitantes. A FCA
aguarda a liberação do IPHAN para realizar nova pintura

Edmilson Venturini Grava DVD

 

 

O cantor e compositor Edmilson Venturini gravou no último dia 01 de Janeiro, o show para a gravação de seu primeiro DVD que será lançado ainda neste ano. A gravação foi realizada na cidade de Piedade do Rio Grande, a 85 quilômetros de Tiradentes, e contou com um público aproximado de 5000 pessoas.
Mais de duas horas de um animado show mesclou versões de músicas de artistas reconhecidos nacionalmente com as destacadas composições de Venturini, como Por Quê, Janela dos sonhos entre outras.
Edmilson Venturini, com seu primeiro CD lançado no dia 07 de Maio de 2008 já alcançou a marca de 4000 cópias vendidas e por isto, também espera uma boa aceitação do seu DVD, visto todo o cuidado e carinho dedicados neste projeto.

Compositor, produtor musical e divulgador da sua própria música, o sanjoanene Edmilson Venturini está há 17 anos na estrada e com o CD "Por Que?", composto por 12 canções de sua autoria, o disco trouxe balanços que variam do pop ao forró regional e dá nova versão para o sucesso do anos 80 como a musica "Interfone" de Ritchie.
“ Fui o único compositor a ter uma versão dessa música autorizado pelo próprio Ritchie. Em 'Janela dos Sonhos', mantenho a melodia mas mudo a letra, que continua com a mesma linha”, explica .
Os próximos shows de Edmilson Venturini serão realizados no vilarejo do Bichinho (23/01/09), em Barroso, no Club Tamu Aki (24/01/2009) e em Conceição da Barra de Minas, em 31/01/09).

REFORMA ORTOGRÁFICA DA LÍNGUA PORTUGUESA

O Brasil começa a se preparar para a mudança ortográfica que, além do trema, acaba com os acentos de vôo, lêem, heróico e muitos outros. A nova ortografia também altera as regras do hífen e incorpora ao alfabeto as letras k, w e y. As alterações foram discutidas entre os oito países que usam a língua portuguesa --uma população estimada hoje em 230 milhões-- e têm como objetivo aproximar essas culturas.
O português é a terceira língua ocidental mais falada, após o inglês e o espanhol. A ocorrência de ter duas ortografias atrapalha a divulgação do idioma e a sua prática em eventos internacionais. Sua unificação, no entanto, facilitará a definição de critérios para exames e certificados para estrangeiros. Com as modificações propostas no acordo, calcula-se que 1,6% do vocabulário de Portugal seja modificado. No Brasil, a mudança será bem menor: 0,45% das palavras terão a escrita alterada. Mas apesar das mudanças ortográficas, serão conservadas as pronúncias típicas de cada país. As novas regras ortográficas da língua portuguesa entraram em vigor desde o início de 2009, e o seu período de adaptação vai até 2012.

Paineira poderá ser cortada

Uma triste notícia foi dada aos tiradentinos neste fim de ano: a possibilidade do corte da Paineira localizada no alto São Francisco, devido ao apodrecimento de grande parte de sua base.
Por existir um grande apego da população com esta árvore que emoldura um dos principais cartões postais de Minas Gerais, houve uma grande mobilização de moradores para impedir que os bombeiros realizasse o seu corte. Por isto, a paineira ainda permanece, aguardando, porém um laudo técnico de um Biólogo do IEF, que indicará os reais riscos e a possibilidade ou não de recuperá-la.
Após a divulgação deste laudo, que deverá ser concluído apenas em Fevereiro, o eventual corte da paineira ainda dependerá do aval do Prefeito e do IPHAN, pois a árvore é tombada pelo Patrimônio histórico e possui uma ligação “afetiva” com a população.
A grande polêmica está relacionada à segurança, pois uma queda de uma árvore com essas proporções poderá causar danos irremediáveis tanto para o patrimônio Histórico, caso venha a cair sobre a igreja de São Francisco de Paula (século XVIII) quanto para os moradores que residem na parte baixa da Rua Custódio Gomes. Este risco ainda é acrescido do fato de estarmos no verão, período em que é comum as fortes chuvas e vendavais.
Caso o destino seja o corte da paineira, certamente será uma perda muito grande para os tiradentinos e visitantes, afinal, como ocorreu na vizinha São João Del Rei, com a necessidade de corte das palmeiras imperiais da igreja São Francisco de Assis, este será um símbolo da cidade que deixará muitas saudades.
Maiores informações sobre esta polêmica serão abordadas nas próximas edições.

Exposição de Artistas Plásticos

Uma grande exposição de artistas plásticos nativos e residentes em Tiradentes acontecerá no Espaço Cultural Libertas, entre os dias 23 e 31 de Janeiro, das 20:00 às 02:00. A programação ocorrerá juntamente com a Festa que ocorrerá no Espaço Cultural, no mesmo período.
O grande objetivo desta exposição é buscar uma reorganização da Associação de Artistas Plásticos de Tiradentes e assim, alcançar uma maior interação e divulgação dos diversos artistas e seus trabalhos.
Grandes nomes estão confirmados nesta exposição, como: Beth Cavalcanti, Nícia Braga, Sérgio Machado, Celestino, Thi Rohrmann, Sergio Flores, Tereza Portes, Jango, Branco, Blade, Demósteles, entre outros nomes que poderão ser confirmados como Daniel, Zade etc...
Vale a pena se programar e conferir a beleza e variedade dos trabalhos destes artistas que destacam ainda mais nossa região.
A exposição acontecerá na Avenida Gov. Israel Pinheiro, S/N, Tiradentes.

Obras retratam arte Sacra e Casario Colonial

Este espaço do Jornal Tiradentesgerais é reservado para apresentar os trabalhos e iniciativas que chamam atenção em nossa região.
Com menos de 1 mês na cidade, um trabalho chamou a atenção de nossos visitantes, que sugeriram a matéria desta edição:
Quem visitar a cidade de Tiradentes poderá ter a oportunidade de conhecer a arte de José Geraldo de Oliveira, o Thyko, que com muita sensibilidade transforma o Cedro em belíssimas esculturas sacras, com entalhes perfeitos e acabamento único.
Sua arte em entalhe teve início na década de 80, na cidade de Mariana, e foi inspirado nos trabalhos de cantaria e chafarizes realizados por seu pai. Até 2008, manteve seus trabalhos em Ouro Preto e agora apresenta sua arte em Tiradentes juntamente com o artista Wallace Rivelli, que direciona sua habilidade com a madeira nos entalhes de casarios coloniai e Cássio Antunes, que trabalha com pintura a Óleo, desde 1997, com temas Sacros, estilo tradicional e paisagens em geral.
Thyko também se mostra grande conhecedor de arte sacra, inclusive realizando com agendamento, cursos e oficinas desta arte, tanto para iniciantes quanto para os mais experientes. Uma verdadeira apresentação cultural desta arte que se mantém viva e atravessa séculos encantando a todos.

Seu ateliê se encontra na Rua dos Inconfidentes, 493, ao lado do posto de combustível, onde trabalha diariamente de 09 às 20 horas. Vale a pena conhecer seus trabalhos e principalmente sua habilidade em transformar madeira em belas imagens e entalhes.
Ambos os artistas trabalham com projetos e encomendas. Seus telefones para contatos são 31 8715-3847 / 31 8329-5070

Contam que...

Antigamente, no Brasil, para se ter o melado, os escravos colocavam o caldo da cana-de-açúcar em um tacho e levavam ao fogo. Não podiam parar de mexer até que uma consistência cremosa surgisse. Porém um dia, cansados de tanto mexer e com serviços ainda por terminar, os escravos simplesmente pararam e o melado desandou.

O que fazer agora?

A saída que encontraram foi guardar o melado longe das vistas do feitor. No dia seguinte, encontraram o melado azedo fermentado. Não pensaram duas vezes e misturaram o tal melado azedo com o novo e levaram os dois ao fogo.

Resultado: o 'azedo' do melado antigo era álcool que aos poucos foi evaporando e ao chegar ao teto do engenho, se resfriou e formou umas goteiras que pingavam constantemente. Era a cachaça já formada que pingava. Daí o nome 'PINGA'.
Quando a pinga batia nas suas costas marcadas com as chibatadas dos feitores ardia muito, por isso deram o nome de 'ÁGUA-ARDENTE'.
Caindo em seus rostos escorrendo até a boca, os escravos perceberam que, com a tal goteira, ficavam alegres e com vontade de dançar. E sempre que queriam ficar alegres repetiam o processo.

Entusiasmo

“Os anos deixam rugas na pele, mas a perda de entusiasmo deixa rugas na alma.” (Michel Lynberg - Escritor)

(...)

Entusiasmo - A palavra vem de duas palavras gregas “en” e “theos”. Literalmente traduzida significa, “em Deus”. Falamos de tais pessoas como inspiradas. O entusiasmo torna uma pessoa velha, jovem; e sem ele, o jovem se torna velho. É a primavera oculta de energia inesgotável. É aquela força bonita que nos conduz da mediocridade à excelência. (...) É o carisma que atrai pessoas prestativas e alegres para se tornarem nossos amigos produtivos. É a fonte emocional prazerosa que borbulha, atraindo pessoas para nosso lado e absorvendo a alegria que brota do nosso coração. É a canção alegre de uma pessoa positiva que canta uma mensagem inspirada ao mundo:
“Eu posso! É possível! Nós o faremos!”

(...)

O entusiasmo não admite senão o sucesso. É surdo à voz do desânimo. (...) Ele abrirá uma porta quando as outras chaves falharem.
Como anda seu entusiasmo?! Como anda seu entusiasmo pelo Brasil, pela sua empresa, pelo seu emprego, pela sua família, pelos seus filhos, pelo sucesso de seus amigos?
Se você é daqueles que acham impossível entusiasmar-se com as condições atuais, acredite - jamais sairá dessa situação. É preciso acreditar em você. Acreditar na sua capacidade de vencer, de construir sucesso, de transformar realidade. Deixe de lado o negativismo. Deixe de lado o ceticismo. Abandone a descrença e seja entusiasmado com sua vida e principalmente, entusiasmado com você. Você verá a diferença.
“A esperança é algo que traz o sol às sombras das nossas vidas. É nosso vínculo com um amanhã melhor. Quando a esperança se vai, também se vai nossa força vital. Enquanto a esperança permanece viva, também permanece nossa determinação de prosseguir”. (Yitta Halberstam)
~

Texto adaptado do livro Insight I.
Ricardo ABC

 

 

----------------------------..........................................----- © Copyright 2004/Tiradentes Gerais.Todos os direitos reservados ....................